Luiz Altamir. Torneio Open de Natacao, Trofeu Julio Delamare, Trofeu Daltely Guimaraes na UNIFA. 07 de Dezembro de 2017, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Luiz Altamir fatura quatro medalhas no Mundial Militar de Natação 

Atleta venceu o revezamento e ficou com a prata em três provas

Luiz Altamir encerrou nesta sexta-feira (15) sua participação no 49º Campeonato Mundial Militar de Natação, realizado desde o dia 12 na piscina da UNIFA, no Rio de Janeiro. Membro da Marinha brasileira, Altamir saiu da competição com quatro medalhas.

No primeiro dia de competições, ele venceu o revezamento 4×200 m livre, com o time do Brasil, composto por, além dele, Leonardo de Deus, Pedro Spajari e Guilherme Costa (7min17s92). O atleta também nadou os  200 m borboleta, terminando com a medalha de prata com o tempo de 1min57s29.Luiz Altamir encerrou nesta sexta-feira (15) sua participação no 49º Campeonato Mundial Militar de Natação, realizado desde o dia 12 na piscina da UNIFA, no Rio de Janeiro. Membro da Marinha brasileira, Altamir saiu da competição com quatro medalhas.

Altamir levou mais uma prata na prova individual dos 200 m livre, com o tempo de 1min48s10. Na prova dos 400 m livre, ele ficou com a medalha de prata, com o tempo de 03min49s83.

Essa foi a primeira vez que o Brasil sediou o Campeonato, que foi promovida pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) e que reuniu 131 atletas dos seguintes países: Alemanha, Brasil, Canadá, França, Índia, Iraque, Luxemburgo, Polônia, Rússia, Sri Lanka, Suíça e Ucrânia.

O atleta de 21 anos terminou sua participação no Troféu Open, na última semana, no mesmo local em que o Mundial Militar será sediado. Ele ficou com o bronze nos 200 m livre (01min49s67)  e nos 400 m livre, com 3min51s02 e no Brasileiro Sênior/ Troféu Daltely Guimarães, o nadador foi campeão de categoria, com os tempos do Absoluto. O atleta, que é natural de Roraima, mas foi criado no Ceará, começou o ano em um novo clube, depois de anos no Rio de Janeiro, além de ter que se adaptar a uma nova rotina entre a faculdade e os treinos.
08_2017_04

Luiz Altamir finaliza o Open de Natação com 2 bronzes

Luiz Altamir terminou neste sábado (09) sua participação no Campeonato Brasileiro Júnior/Troféu Júlio De Lamare, Campeonato Brasileiro Sênior de Natação/Troféu Daltely Guimarães e no Torneio Open CBDA Correios, realizados em conjunto na piscina do UNIFA, no Rio de Janeiro.

O representante do Esporte Clube Pinheiros ficou com o bronze nos 200 m livre (01min49s67)  e nos 400 m livre (3min51s02) do torneio Open. No Brasileiro Sênior/ Troféu Daltely Guimarães, o nadador foi campeão da categoria sênior, com os tempos do Absoluto. Na quinta-feira (07), o nadador foi ouro nos 200 m livre no Brasileiro Sênior e bronze no Open.

O atleta, que é natural de Roraima, mas foi criado no Ceará, começou o ano em um novo clube, depois de anos no Rio de Janeiro, além de ter que se adaptar a uma nova rotina entre a faculdade e os treinos.

Foto: Flávio Perez/Onboardsports

Luiz Altamir. Torneio Open de Natacao, Trofeu Julio Delamare, Trofeu Daltely Guimaraes na UNIFA. 07 de Dezembro de 2017, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação: Altamir leva ouro na Senior e bronze no Open

Luiz Altamir encerrou a quinta-feira (10) no pódio do Campeonato Brasileiro Sênior de Natação, que está sendo realizado na piscina do UNIFA, no Rio de Janeiro.

Primeiro veio o ouro nos 200 m livre no Brasileiro Sênior, com a marca de 01min48s93. O resultado classificou o atleta do EC Pinheiros para a disputa do Torneio Open CBDA-Correios, em que acabou ficando com o bronze (01min49s67).

O nadador também está escalado para competir nos 200 m borboleta e 400 m livre no sábado.

A TV CBDA transmite todas as provas no site oficial da Confederação (https://goo.gl/B4o2LD). As eliminatórias no Brasileiro Senior começam às 8h e as finais do Open a partir das 17h30.

FOTO: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Trofeu Maria Lenk 2017 | Rio de Janeiro, Brasil | Foto: RicardoBufolin/ECP

Luiz Altamir em busca de seus melhores tempos no Open de Natação 2017

Campeonato Brasileiro Sênior é disputado em conjunto até sábado (09)

Luiz Altamir cai na piscina a partir de quinta-feira (07) para disputa do Brasileiro Sênior de Natação e o Torneio Open CBDA Correios, que vai até sábado (09), na piscina do UNIFA, no Rio de Janeiro (RJ). O nadador, que representa o Esporte Clube Pinheiros, vai competir em três provas individuais: 200 m livre já na quinta, e 200 m borboleta e 400 m livre no sábado.

“Este foi um ano muito diferente para mim. Comecei a cursar faculdade de nutrição e minha rotina mudou completamente. Mesmo assim, fiz meus melhores tempos no Maria Lenk em maio e minha expetativa agora é de fazer ainda melhor. Os treinos foram direcionados me ajudando muito nas provas de 200 m, então estou indo atrás das minhas melhores marcas”, conta o atleta, que é natural de Roraima, e criado no Ceará.

A competição será transmitida pela TV CBDA no site oficial da entidade. As eliminatórias do Open, ou seja o Campeonato Brasileiro Sênior e Júnior, tem início as 9h da manhã e as finais do Open começam a partir das 17h30 (horário de Brasília).

Sobre Luiz Altamir

Luiz Altamir é nadador do E.C. Pinheiros. O atleta, que disputou a Rio 2016, foi campeão pan-americano em 2015, medalhista olímpico da Juventude em 2014 e é uma das promessas da natação brasileira.

FOTO: Ricardo Bufolin / ECP

23668355_1368698516572078_5917722750654349312_n(1)

Luiz Altamir termina o Paulista e o Troféu TAP com bons resultados

 Nadador conquistou três medalhas na competição
Nadador do Esporte Cube Pinheiros, Luiz Altamir subiu ao pódio três vezes no Troféu FAP, realizado de quinta-feira (16) à domingo (19), na piscina de seu clube, em São Paulo. A competição reuniu os oito melhores resultados do 19º Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão foi realizado no período da manha. O atleta de 21 anos conquistou a prata nas provas de 200m livre (01min49s48) e 200m borboleta (01min58s07), além de um bronze na prova dos 400m livre (03min55s53).
Altamir agora entra na reta final de preparação para o Brasileiro Sênior de Natação e o Torneio Open CBDA Correios, que serão realizados entre os dias 06 e 09 de dezembro na piscina do UNIFA, no Rio de Janeiro (RJ).

Sobre Luiz Altamir

Luiz Altamir é nadador do E.C. Pinheiros. O atleta, que disputou a Rio 2016, foi campeão pan-americano em 2015, medalhista olímpico da Juventude em 2014 e é uma das promessas da natação brasileira.

Luiz Altamir. Trofeu Maria Lenk. Parque Aquatico Maria Lenk. 02 de Maio de 2017, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Luiz Altamir compete o Paulista Júnior e Senior de Verão

Visando o Troféu Open de natação, marcado para dezembro, Luiz Altamir participa até domingo (19) do 19º Campeonato Paulista Júnior e Senior de Verão/Troféu Alberto Martin Perez, que está sendo realizado na piscina de seu clube, o Esporte Clube Pinheiros. Os oito melhores nadadores do Campeonato disputam o Troféu FAP no período da tarde.

O novo torneio, que tem quatro dias de disputas, tem premiação em dinheiro para os oito primeiros colocados, para seus treinadores e para os melhores índices técnicos.

O jovem de 21 anos, natural de Roraima, e criado no Ceará, nadou nesta quinta-feira (16) os 100 m livre, terminando na sexta colocação (50s41). Na sexta (17), Altamir nada os 200 m livre, e no dia seguinte os 200 m borboleta. No último dia de competição (domingo), é a vez dos 400 m livre. As competições começam às 9h e o Troféu FAP a partir das 18h (horário de Brasília).
A competição está sendo transmitida no canal do youtube da Federação Aquática Paulista -> https://www.youtube.com/watch?v=dif8G5Ttkpo.

Sobre Luiz Altamir

Luiz Altamir é nadador do E.C. Pinheiros. O atleta, que disputou a Rio 2016, foi campeão pan-americano em 2015, medalhista olímpico da Juventude em 2014 e é uma das promessas da natação brasileira.

FOTO: Satiro Sodré/SSPress

Trofeu Maria Lenk 2017 | Rio de Janeiro, Brasil | Foto: RicardoBufolin/ECP

Luiz Altamir de olho no Open 2017

 Nadador explica como treina para provas de meio fundo e fala sobre a vida fora das piscinas, na faculdade de nutrição

Nadar provas de meio fundo pode ser um desafio para alguns atletas, principalmente devido as divisões de prova e a velocidade empregada em cada parcial. Luiz Altamir, atleta do EC Pinheiros, é especialista na distância, e possui algumas características específicas, que favorecem sua alta performance.

“As características do Altamir, assim como atletas de meio fundo, é a resistência e ritmo, os velocistas têm mais explosão e velocidade. Meio fundistas treinam mais volume e velocistas o contrário”, diz André Ferreira, o Amém, técnico de Altamir.

Representante do Brasil na Rio 2016 nos 400m livre e no revezamento 4×200 m livre, o nadador conta que o segredo para provas desse tipo é saber dosar a velocidade e usar sua força total na hora certa. “Provas de meio fundo são minha grande paixão. Você precisa ter uma estratégia montada desde o momento em que cai na água. Estratégia é fundamental”, conta.

O nadador, que se prepara para o Troféu Open marcado para dezembro no Rio de Janeiro, está em uma nova fase de sua vida. Aos  21 anos, o medalhista olímpico da Juventude, começou a cursar nutrição e se prepara para entrar para a Marinha. Esses  acontecimentos o deixam ainda mais motivado e preparado para que seus próximos objetivos sejam alcançados.

“Estou adorando a faculdade, ela me ajuda a equilibrar as coisas e não pensar só em natação 24 horas. Estou focado e preparado para as próximas competições e ao mesmo tempo aprendendo coisas muito novas e interessantes”, finaliza o atleta, que é natural de Roraima e foi criado no Ceará.

 

08_2017_01

Luiz Altamir celebra medalhas e título do clube no Finkel 2017

Luiz Altamir encerrou neste sábado (12) sua participação no Troféu José Finkel de Natação, um dos torneios mais prestigiados do calendário nacional. Com duas medalhas individuais e uma em revezamentos, o nadador ajudou seu clube, o Esporte Clube Pinheiros, a conquistar o 14º título na competição, com 2.469,5 pontos. O jovem de 21 anos, que foi criado no Ceará, conquistou a medalha de ouro no revezamento 4x200m livre, com o tempo de  07min17s05, novo recorde do campeonato. Luiz também foi  prata nos 200m livre (01min49s98), e bronze nos 400m livre masculino, com o tempo de 3min52s67. Luiz ainda nadou os 200m borboleta, finalizando na quinta colocação (01min59s20).

Luiz Altamir. Trofeu Maria Lenk. Parque Aquatico Maria Lenk. 04 de Maio de 2017, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Luiz Altamir nada quatro provas no Troféu José Finkel de Natação

Especialista em provas de meio fundo, Luiz Altamir está confirmado na disputa do Troféu José Finkel de Natação, que será realizado a partir de terça-feira (8) no Parque Aquático da Associação Santa Cecília (UNISANTA). O nadador está na fase final de preparação para o torneio que irá reunir os melhores atletas do país, inclusive os que estiveram no Mundial de Desportes Aquáticos de Budapeste.
“Depois de um Mundial forte desses, eu acabo ficando muito animado para a competição, que promete ter um nível altíssimo. A preparação para o Finkel está sendo excelente e estou muito ansioso para colocar em prática o que tenho feito nos treinos”, comenta o nadador, que nesta temporada já faturou quatro medalhas na disputa do Troféu Maria Lenk 2017.

O atleta de 21 anos vai nadar os 200m, 400m livre e os 200m borboleta, além de fazer parte do revezamento 4x200m livre masculino do clube.

Sobre Luiz Altamir

Luiz Altamir é nadador do E.C. Pinheiros. O atleta, que disputou a Rio 2016, foi campeão pan-americano em 2015, medalhista olímpico da Juventude em 2014 e é uma das promessas da natação brasileira.

FOTO: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Trofeu Maria Lenk 2017 | Rio de Janeiro, Brasil | Foto: RicardoBufolin/ECP

Luiz Altamir leva duas medalhas e bate recorde no Campeonato Paulista de Inverno

Atleta do Pinheiros testou provas diferentes e contribuiu para o título do E.C. Pinheiros
Luiz Altamir saiu do Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Inverno – XVIII Troféu Salvador Granieri Sobrinho, realizado em Santos, satisfeito. O nadador do Esporte Clube Pinheiros bateu o recorde do campeonato na prova dos 200 m borboleta  e ajudou seu clube à conquistar o título da competição. O nadador cravou no cronômetro a marca de 1min58s57, faturando a medalha de ouro.

O atleta de 21 anos ainda disputou outras 3 provas como forma de teste. Nos 400 m medley, ele surpreendeu e conquistou a medalha de prata com o tempo de 4min31s42. Nos 100 m livre, terminou na quinta colocação (51s86) e nos 200 m medley finalizou em sétimo lugar (2min09s56).